A coleção cápsula de moda sustentável Veneráveis insetos, utiliza matéria-prima como a renda renascença, fio de algodão e de garrafa Pet reciclado e aviamentos. A coleção propõe um conceito minimalista direcionada ao público feminino nacional, europeu e estadunidense, cuja modelagem tem como base a alfaiataria.
Pensando no contexto de preservação da natureza, escolhi os Insetos como referencial estético para essa coleção.
Eles estão por toda parte, povoam nosso mundo e estão intrinsecamente ligado a nós humanos. Fazem parte do nosso imaginário, muitas vezes de forma lúdica e poética; no ensino escolar, por exemplo, saÌo geralmente apresentados nas aulas de cieÌncias através de ilustrações de animais e vegetais, através das nossas memórias afetivas infantis por meio dos contos, fábulas como “A cigarra e a formiga”, do autor franceÌs Jean de La Fontaine, bem como no linguajar popular: baratinado, sangue de barata, pulga atrás da orelha e o convívio com eles nos espaços urbanos e rurais.
Nessa perspectiva, ampliei o olhar sobre essas pequenas criaturas na sua totalidade inofensivas, que fazem ou fizeram parte da nossa vida de forma marcante em algum momento. Como não recordar brincadeiras infantis envolvendo as tanajuras? E as fofinhas joaninhas? Na vida real, por vezes, preferimos manter distância desses invertebrados, quando lembramos, por exemplo, das dolorosas picadas das abelhas. É importante lembrarmos que trilhões desses bichinhos polinizam nossas colheitas, serviço que gera benefícios substanciais por ano.
O projeto foi contemplado no edital de Economia Criativa do Sebrae Paraíba e abarca rendeiras, através da cooperativa CONARENDA, divididas em oito associações, localizadas no Cariri paraibano. As cidades beneficiadas são: São João do Tigre, Camalaú, Monteiro, Zabelê e São Sebastião do Umbuzeiro. Nessas cidades do cariri paraibano estão localizadas as rendeiras que desenvolvem trabalhos em renda renascença. Totalizando 160 rendeiras.
A artesã Jô do Osso, Ateliê Djanete Figueiredo, e as empresas Terra do Sol e Santa Luzia, das cidades de Gurinhém, no agreste, e São Bento no sertão, respectivamente, contando com 5 tecelões para este projeto.
Além de uma equipe editorial composta por: diretor artístico, fotógrafo, maquiador, modelo, assistente e apoios.
Créditos:
@romerosousa – Estilista e Diretor Artístico
@rogerio35ortiz – Diretor, Fotógrafo e Editor
@isacairessousa – Produtora Executiva
Alisson Amador - Compositor e Músico - Trilha Sonora
Paula Tabosa - Designer Gráfico
Bebel Llellys - Aplicação de ID
@thercles Silva – Drone
@abdaabia – Modelo
@mariaa_lala – Modelo e Bailarina
@Dfateliepb – Modelista, Artesã e Costureira
Ateliê Renascer – Sandália
Jô do Osso – Aviamentos
@santaluziaredesedecoracao – Design Têxtil (tear)
@johnnylopesjp – Make/hair
@martina.nobre – Camareira
@zenema.pb Produção Audiovisual – Butterfly
Rendeiras:
Marlene, Suelene - Monteiro
Gilvanete / Dona Biu / Monaiza - São João do Tigre
Iraneide / Idalina / Nita / Marli - Camalaú
Regina - São Sebastião do Umbuzeiro
Locação: Mata do Amém – João Pessoa - PB
Agradecimentos:
ICMBio
Sabine Alegria
Nina Rosa
Metilde Alves
Michelly Emily
Rosilene Alves
Projeto por : @modaempreendedora