Em uma das minhas idas à Paris conheci Sabine Alegria, uma francesa que mora em Marseille, vende grãos orgânicos, bastante interessada em trabalhos com comunidade, questões sustentáveis e em meio as nossas conversas surgiu a grande ideia da criação Reves Entrelaces.

Um projeto que tem foco na utilização da renda renascença com características bem contemporâneas e com isso captar compradores para produção das rendeiras, que são muito carente de vendas mesmo com as produções contínuas porém o produto final termina parado. 

Em andamento, o site www.revesentrelaces.com divulga e difunde o trabalho dessas rendeiras adicionado da contemporaneidade, surgindo apliques de insetos, echarpes, body, produto fetiche com conotação sensual endereçado à mulheres.


Este dois mundos Paraíba-França através das cidades João Pessoa-Marseille trouxe uma possibilidade para as rendeiras em trabalhar com mais tranquilidade e continuidade, ao invés de trabalhos pontuais. Assim, sabendo que irão receber demandas de produção e faturar por isto. O que me alegra muito!

Dentro do projeto tem nome de reconhecimento nacional e internacional como: Sérgio Mattos, Fernanda Yamamoto e Ana Dejour. 

Esses designers são parceiros que estão criando peças que terão presença em suas coleções para gerar visibilidade, emprego e renda às rendeiras.

Então desde que conheci as mulheres rendeiras há mais de 15 anos, mantive o foco da renda renascença presente até hoje como intuito de dignidade e oportunidade para elas.

DE VOLTA AO TOPO